IA na arquitetura: como balancear o uso da criatividade humana e da artificial?

IA na arquitetura: como balancear o uso da criatividade humana e da artificial?

A relação entre a sociedade e a Inteligência Artificial (IA) não é mais um conceito futurista que pertence apenas aos filmes de ficção científica. Hoje, a presença da IA já é perceptível de diversas maneiras. Nos últimos anos, houve a popularização de ferramentas que utilizam essa tecnologia em diferentes áreas, ajudando a tornar o trabalho humano mais fácil, além de abrir novas possibilidades para o desenvolvimento delas.

A arquitetura é um campo que não ficou para trás nesse sentido, pois o uso da IA já proporciona vários benefícios. Por exemplo, a visualização de projetos em 3D e a análise de dados em grande escala facilitou a tomada de decisão na fase de planejamento, permitindo decisões mais assertivas e com menos margem para erros. A automação de tarefas e a possibilidade de testar tintas como esmalte acetinado em ambientes internos também são outros exemplos de como isso melhorou a rotina dos arquitetos.

Entretanto, como é possível balancear os recursos dessa tecnologia com a criatividade humana para obter os melhores resultados? O que os profissionais da área já podem fazer hoje com essa ferramenta? Saiba mais detalhes sobre esse assunto a seguir.

Geração de imagens

Uma das principais tendências desse meio é o uso da IA para geração de imagens, com uma tecnologia conhecida como texto-para-imagem.  Ela permite a criação de modelos virtuais realistas, o que possibilita que arquitetos possam ter uma visão mais ampla de todo o projeto, desde os conceitos iniciais até o projeto final: isso tudo apenas a partir de descrições em texto.

Isso é possível porque os modelos de aprendizado da máquina foram treinados a partir de uma grande quantidade de dados, que contêm tanto arquivos de texto quanto imagens. Com isso, a partir do texto inserido pelo profissional, a máquina “entende” o que se deseja e gera uma imagem correspondente à descrição. Assim, o arquiteto pode gerar visualizações rápidas das suas ideias de design, diagramas, esboços, documentação de projeto e modelos 3D.

Uma das vantagens dessa ferramenta é que é possível personalizar o projeto de acordo com os desejos e preferências de cada cliente. Isso é extremamente valioso para deixar o design mais eficiente e satisfatório, demandando menos revisões e tempo por parte dos arquitetos, além de garantir a satisfação de todos.

Benefícios da IA no ramo da arquitetura

A presença da IA proporciona vários benefícios para os profissionais da arquitetura. Por exemplo, a melhor análise de dados ajuda a acessar uma grande quantidade de dados, facilitando encontrar padrões e tendências e, a partir disso, tomar decisões melhores sobre o planejamento e o design de algum projeto.

Ao automatizar tarefas repetitivas, a IA também garante mais precisão e eficiência na concepção de projetos, oferecendo mais tranquilidade ao profissional. Como citado, ela oferece a chance de simular e visualizar modelos virtuais realistas, além de criar projetos que atendam às preferências de cada cliente.

Principais IA para uso na arquitetura

Atualmente, já existem várias ferramentas que podem ser utilizadas na arquitetura. Conheça algumas das principais delas.

DALL-E

O DALL-E é uma IA que gera imagens realistas, tendo como base exemplos inseridos nela. Um dos principais diferenciais da ferramenta é a criação automática de renders, além da visualização de projetos arquitetônicos feitos utilizando descrições escritas pelo usuário.

Dessa forma, a IA possibilita que designers e arquitetos descrevam os seus projetos em texto e, em troca, obtenham visualizações realistas e precisas, dispensando a necessidade de desenhar cada elemento manualmente. Outro ponto forte do DALL-E é descrever conceitos abstratos, utilizando palavras, para que ele gere ideias criativas. Assim, é uma excelente forma de explorar outras possibilidades, permitindo que o profissional encontre soluções inovadoras para os seus projetos.

Interior AI

Essa é uma ferramenta criada exclusivamente para arquitetos, que têm procurado fazer bom uso dela. Ela também utiliza como base o princípio de algoritmos de texto-para-imagem, mas voltada especialmente para a montagem de ambientes internos.

Stable Diffusion

Por fim, essa IA permite a criação de imagens realistas a partir de uma base de dados que sirva de exemplo. Utilizando essa base de referência, ela consegue criar imagens autônomas e que sejam semelhantes, havendo coerência entre si e dentro do que foi solicitado.

Bem acessível, ela permite aos arquitetos visualizar projetos com mais facilidade, de maneira precisa e realista. O melhor é que o profissional não precisa recorrer a complexos programas de modelagem 3D para obter o mesmo resultado, poupando tempo e energia.

adm

Website:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *