Cores para banheiros pequenos: truques para ampliar o espaço

Cores para banheiros pequenos: truques para ampliar o espaço

A paleta de cores é uma das alternativas para expandir o ambiente.

Para muitos brasileiros, ter o seu próprio cantinho é um verdadeiro sonho. Por isso, é comum que alguns detalhes sejam “deixados para trás”, como uma reforma necessária, um sistema elétrico mais antigo ou um banheiro com pouco espaço.

Depois da mudança, começam as preocupações e os ajustes dos detalhes. Mas afinal, tudo pode ser resolvido com uma rápida visita à loja de decoração? Quando pensamos em espaços pequenos, o uso de alguns artifícios de design podem ajudar a ter uma sensação de amplitude. Confira a seguir:

A relação entre a paleta de cores e os espaços

A escolha da paleta de cores é um passo importante em qualquer projeto de design. Para os leigos, essa decisão pode ser baseada apenas na estética e no gosto pessoal, mas o poder das cores vai muito além disso. Elas podem fazer um ambiente parecer mais relaxante, convidativo e até mesmo maior. 

Isso acontece por conta da chamada “Psicologia das Cores”. Essa ciência estuda a influência dos tons na nossa percepção de espaço, humor e hábitos do dia a dia. A partir disso, é possível estabelecer um padrão e escolher cores mais indicadas para determinada situação.

Quais cores usar em um ambiente pequeno?

Os tons claros são os mais indicados para transmitir a sensação de amplitude no ambiente. Você pode apostar nos clássicos, como branco, bege e acinzentado, ou inovar, explorando opções de tons pastel. 

Isso não significa que o cômodo não possa ter nenhum detalhe em cores mais fortes ou vibrantes. É possível aplicar essas cores em pequenos detalhes, como puxadores, molduras de espelhos ou quadros. É preciso apenas tomar cuidado e manter as cores claras predominantes.

Outros truques podem ajudar a ampliar o espaço

Escolheu a paleta de cores ideal, mas ainda sente que o cômodo está pequeno? Existem outros truques que podem ser colocados em prática para trazer a sensação de amplitude. Confira os principais a seguir: 

Abuse do uso de espelhos 

É comum ter medo de colocar acessórios em ambientes pequenos, mas alguns deles são capazes de aumentar visualmente o espaço. Esse é o caso dos espelhos, que podem ser usados nos mais diversos tamanhos e formatos. O ideal é optar por um modelo que ocupe boa parte da parede principal. 

Invista em uma boa iluminação 

Assim como as cores, a iluminação também tem a capacidade de criar uma ilusão de amplitude no ambiente. A dica na hora de escolher as lâmpadas é optar pelos modelos brancos. Você também pode introduzir pontos de saída de luz no espelho e em outras áreas estratégicas, para deixar o ambiente mais iluminado. 

Aproveite o espaço das paredes e do box

Os móveis e louças são os principais responsáveis por ocupar o espaço do banheiro. Mas na hora de guardar os itens do ambiente, você pode optar por porta-toalhas, prateleiras e organizadores acoplados na parede ou dentro do box. Assim, é possível deixar a área do chão mais livre e com a sensação de ser maior. 

Prefira um box transparente 

O box é um dos itens de destaque em um banheiro e, por isso, é preciso ter cuidado. Ao escolher os modelos transparentes, você consegue enxergar todo o cômodo, mesmo quando as portas estão fechadas. Essa visão completa contribui para a sensação de amplitude do ambiente.

Não abra mão da organização 

Organização e decoração andam lado a lado, principalmente em ambientes pequenos. Seguindo as dicas e criando uma rotina para manter tudo no lugar, você evita a bagunça e o acúmulo de itens, o que pode fazer com que o espaço pareça menor.

adm

Website:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *